quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dú Marques



Rodrigo Rios Marques é compositor e músico nascido em Salvador, um dos pioneiros no resgate do bom samba. Ingressou, em 1999, no curso de Bacharelado em Composição da UFBA. Na mesma época se dedicou à música instrumental e montou o grupo Brasil em 3, ao lado de Karina Seixas e Saulo Gama. Aprimorou seus conhecimentos em workshops de composição para violão e interpretação, sob a orientação de Marco Pereira, e arranjo para violão, ministrado por Paulo Bellinate. Foi finalista do I Concurso de Composição para Pequena Orquestra Sinfônica da UFBA ainda no mesmo ano.

Entre 2000 e 2002 estudou violoncelo com Pierrô Bastianelli e Susana Kato. Atuou como violonista e integrante do grupo Brasil em 3 , foi arranjador no CD de Manuela Rodrigues, ROTAS, vencedor do Prêmio Braskem. Em 2003 tocou ao lado de Jair Rodrigues num show em Costa do Sauípe, abertura do Brasil Open de Tênis e, de 2003 a 2005, foi o idealizador do Projeto Samba Vivo, no qual, a cada mês, apresentava a história de vida e obra de um grande sambista.

Participou como violonista no CD de Walmir Lima, Pra Ver Meu Povo Sambar, dirigido por Edil Pacheco em 2008. Ao lado do Quinteto em Branco e Preto, no Beco de Gal, dividiu palco com Alcione. Foi o violonista da música vencedora do Festival 2008 da Rádio Educadora FM, Chorinho Reverente, de autoria do sambista Walmir Lima e Alberto Fonseca.

Acaba de concluir seu primeiro CD com o grupo Sotaque Brasileiro - que lidera juntamente com Lau do Banjo -, e conta com as participações ilustres de Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, Zé Mario, Saulo Gama e Alberto Gringo. Dú Marques toca violão de 8 cordas no grupo Coletivo.

Nenhum comentário: