domingo, 12 de abril de 2009

Cuca


O percussionista Ciro Saturnino Otero Junior, Cuca, iniciou sua carreira como autodidata, sob influência dos primos, e logo começou a pesquisar a Música Popular Brasileira. Morador do poético e musical bairro de Itapuã, fonte de inspiração para Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e tantos outros, escolheu o mesmo cenário para dar vazão à sua sensibilidade artística.

Desenvolve trabalhos no cenário musical como profissional, atuando com vários artistas e bandas, como André Macedo, banda Curtametragem, A Volante do Sargento Bezerra e Batifum. Desenvolve trabalhos musicais com jovens, transmitindo o resultado de suas pesquisas percussivas aos iniciantes. Fundador do projeto Jangadeiros de Itapuã e do projeto Manjuba Musical, Cuca participou de workshops com Naná Vasconcelos, passou por Porto Rico, Argentina, África e Uruguai.

Na viagem internacional que fez a Itália, participou do Festival de Ferrara e recebeu destaque na imprensa italiana, a exemplo dos jornais Gionale dell Emilia, na sessão Quotidiano Nazionale; e La Nueva Ferrara, na sessão Quotidiano d´informaciones Nazionale. Participou de dois especiais da TVE: Ganhadeiras de Itapuã e Sérgio Otanazetra e fez gravações de CDs com Caravana Latina e Maristela Müller. No Coletivo, Cuca toca percussão.

Nenhum comentário: