quarta-feira, 15 de abril de 2009

Humberto Barretto


Foi num centro espírita que Humberto Barreto começou sua carreira de cantor e músico. Mais tarde, atendendo ao convite do maestro e doutor em regência, Ângelo Rafael Fonseca, ingressou no coral do Mosteiro de São Bento, onde participou do X Encontro Internacional de Coros, interpretando canções que íam do samba ao canto gregoriano.

Quando decidiu estudar violão, passou no teste da escola de Música Dep Manoel Novaes e foi aluno dos mestres Sérgio Souto, Aderbal Duarte, Graça Ferreira, Jorjão, Joatan Nascimento, Cristina Nascimento, Carlito Shenou e Edson 7 cordas. Nesta escola formou o grupo Menos Um No Quartetto com os compositores e instrumentistas Cassius Cardozo e Ronaldo Nobre. O grupo assumiu a composição e execução musical das peças de teatro Salomé e A Exceção e a Regra. Com o sucesso destes trabalhos, Humberto foi convidado para integrar o quadro de professores da Escola Pracatum – instituição que profissionaliza músicos de rua -, onde ensinou por dois anos e atuou como diretor musical da banda.

Durante dois anos trabalhou com a cantora Mariene de Castro e participou de parte das gravações do DVD 100 anos de Mãe Menininha, tocando instrumentos diversos ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Jerônimo, Márcia Short, Jaime Além, João Castilho e Reginaldo Vargas. Em 2008, Humberto Barretto encerrou a temporada de corais do Teatro Castro Alves, cantando com o grupo de teatro Via Magia. Desde então integra o Coletivo, cantando e tocando pandeiro.

Um comentário:

Lulu do Pandeiro disse...

Olá Humberto,
Aqui é Lucas do pandeiro grande adimirador do seu estilo como pandeirista. Bom saber um pouco mais obre sua carreira e queria lhe dizer da que dá pra sentir o sabor do samba no chacoalhar das suas platinelas. Parábens, forte abraço!!!


lulu do pandeiro